sexta-feira, 9 de maio de 2008

Especial - Pink Floyd - parte 1


Os Pink Floyd são uma banda de rock inglesa famosa pelas suas composições de rock clássico harmónico, pelo seu estilo progressivo e pelos espectáculos ao vivo extremamente elaborados.

É um dos grupos mais influentes na história do rock, além de um dos mais bem sucedidos, tendo vendido aproximadamente 200 milhões de cópias de seus álbuns. A obra-prima The Dark Side of the Moon manteve-se no Top 100 Billboard de vendas durante mais de uma década e continua a ser um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos.

Liderada pelo lendário cantor e compositor Syd Barrett, o grupo tinha um modesto sucesso na segunda metade da década de 1960 produzindo rock psicadélico. Mas o comportamento errático de Barrett forçou seus colegas de banda a afastá-lo e substituí-lo pelo guitarrista e cantor David Gilmour.

Com a saída de cena de Barrett, o baixista e vocalista Roger Waters gradualmente tornou-se o líder e principal compositor do Floyd. Esta fase foi marcada pela produção de álbuns conceituais como The Dark Side of the Moon (1973), Wish You Were Here (1975), Animals (1977) e The Wall (1979) - álbuns que obtiveram êxito mundial, foram aclamados pela crítica especializada e figuraram em listas dos mais vendidos e populares em vários países.

Mas após o álbum The Final Cut (1983), o grupo separou-se. Em 1985, Waters declarou que os Pink Floyd estavam extintos, mas os demais membros (agora liderados por Gilmour, mais o tecladista Richard Wright e o baterista Nick Mason), após briga judicial, retomaram a banda com o nome oficial e seguiram gravando e se apresentando - com grande sucesso comercial - e, finalmente, fecharam um acordo com Waters.

Em 2 de julho de 2005 e pela primeira vez em 24 anos, a formação mais clássica do Pink Floyd voltou a tocar, para a sua maior platéia, no concerto Live 8, em Londres

Em entrevista concedida ao jornal italiano La Repubblica no dia 3 de fevereiro de 2006, Gilmour indicava o fim dos Pink Floyd, declarando que o célebre grupo não produzirá qualquer novo material, tampouco voltará
a se reunir novamente. Ainda assim, a possibilidade de se fazer uma apresentação similar ao Live 8 não foi descartada tanto por Gilmour ou Mason.

(fontes: Wikipédia )

The Piper at the Gates of Dawn é o primeiro álbum da banda britânica Pink Floyd, lançado em 1967

Foi o único álbum da banda que foi feito sob a liderança de Syd Barrett. O álbum tem letras baixo e caprichosas sobre espantalhos, gnomos, bicicletas e contos de fadas, juntamente com passagens instrumentais de rock psicodélico. O álbum foi gravado no Abbey Road Studios, e foi editado em 5 de Agosto de 1967, chegando a ser o 6º mais vendido no Reino Unido e o 131º mais vendido nos EUA.

O título do álbum é baseado no conto infantil O vento nos salgueiros, de Kenneth Grahame, onde o Rato e a Toupeira, enquanto procuram um animal perdido, têm uma experiência religiosa. ("Este é o local do meu sonho, onde eu ouvi a música," segredou o Rato, como se estivesse em transe. "Aqui é o meu local sagrado, se O pudermos encontrar nalgum lado, é aqui"). O flautistainglês: piper) é identificado com o deus grego Pan.


Download do Album: http://sharebee.com/a477ff15



"A Saucerful of Secrets" é o segundo álbum de estúdio da banda inglesa Pink Floyd.

Foi gravado nos estúdios da EMI, Abbey Road Studios, entre janeiro e abril de 1968, e editado em 27 de Julho e em 29 de JulhoReino Unido do mesmo ano, nos EUA. Devido ao declínio da saúde mental de Syd Barrett este foi o último álbum do Pink Floyd no em que ele trabalhou.

O disco é, talvez, o mais psicodélico da banda e a maioria de suas músicas raramente foi executada ao vivo. Com apenas alguns destaques, como "Set the Controls for the Heart of the Sun", o álbum não é um dos mais bem cotados da banda, no entanto revela uma faceta diferente daquela que o grupo expressou nos álbuns seguintes.
"A Saucerful of Secrets" apresenta um teor espacial, com faixas noturnas, sombrias, como "See Saw" de Rick Wright e a faixa que leva o nome do álbum, "A Saucerful of Secrets".

Download do Album: http://sharebee.com/5d287f9f



Um dos álbuns foi gravado ao vivo no Mothers Club Birmingham27 de Abril, de 1969, e na semana seguinte no Manchester College of Commerce em 2 de Maio. O outro, inclui quatro segmentos solo, um por cada membro do grupo, gravado em estúdio. em

Mostrou que a nova fórmula de rock mais britânica era essencialmente capaz de suster mais aproximações experimentais à música popular, mantendo as vendas num patamar aceitável.
O álbum foi lançado no Reino Unido em 25 de Outubro de 1969 e nos EUA em 10 de Novembro. O álbum chegou a ser o 5º mais vendido no Reino Unido e o 74º nos EUA, sendo a primeira vez que a banda conseguia pôr um álbum na lista norte americana dos 100 mais vendidos. Chegou a disco de ouro em Fevereiro de 1974 e a disco de platina em Março de 1994.
Em 1987 foi editado em álbum duplo. Em 1994, no Reino Unido e 1995 nos EUA foi editado com uma nova mistura digital. Nenhuma das versões incluía a foto da primeira mulher de Waters que aparecia no disco de vinil original.
A capa do álbum tem variantes entre as versões britânica (e canadense) e a americana. A versão britânica tinha Gigi escrito imediatamente acima do nome da banda, o que foi apagado na versão americana possivelmente devido a questões de copyright.

Download do Album: http://rs39.rapidshare.com/files/108580590/1969_-_Ummagumma_Studio.rar


Nenhum comentário: